Tipos de sapatos
Que eles são capazes de transformar o look, isso todo mundo já sabe. Que existem altos, baixos, abertos e fechados também. Mas você conhece os modelos de sapato pelo nome?
A gente reuniu alguns dos modelos mais conhecidos pra você saber diferenciá-los.
O nome scarpin vem do italiano scarpino que é uma forma reduzida dessa palavra que significa sapato, por isso o scarpin é o sapato feminino, propriamente dito, já que o significado mais literal da palavra sapato é calçado que esconde os dedos do pé e é fechado na parte de trás.
O scarpin deve ter salto e pode ter bico fino, quadrado, ou arredondado chamado de “sapato de boneca”. A medida é de no mínimo 4 cm, e se o salto for maior do que 10 cm, o scarpin passa a ser chamado de “stiletto”.
Sapato boneca ou Mary Jane
Os sapatos boneca, ou Mary Jane, são aqueles com bico arredondado, com salto, geralmente mais grosso, e uma ou mais tiras na altura do peito do pé.
Peep Toe
Na tradução literal do inglês, significa começar a aparecer. Este é o modelo de sapato, que mostra somente a pontinha dos dedos dos pés. É um clássico dos anos 40, por isso na maioria das vezes ele tem um ar romântico e retrô. É um dos modelos mais versáteis que há já que podem ter saltos altos, baixos ou plataforma, podem ser fechados ou abertos na parte de trás.
Ankle Boot
Traduzido ao pé da letra ankle significa tornozelo e boot, bota. Portanto, ankle boot nada mais é do que uma bota de cano curtinho, terminando no tornozelo.
Também oferece muitas variações, já que pode ser aberta na frente, deixando os dedos dos pés a mostra, ter cadarço ou zíper.
Sapatilha
Insipirado no calçado que as bailarinas utilizam para dançar, as sapatilhas são calçados rasteiros, ou seja, sem salto e com diversas variações de tecidos e estampas.