Estampa Pied de Poule, a padronagem que está dominando os looks em 2018!

Quem tem algum interesse em moda ou em decoração de ambientes provavelmente já esbarrou na estampa Pied de Poule. Não lembra desse nome? Talvez a tradução do francês, Pé de Galinha, seja mais memorável. Ela ganhou essa denominação por ser similar aos pés de galinhas ou galos.

Em 2018, a Pied de Poule estará presente nas passarelas de diversas marcas, que a estão resgatando para as coleções de outono/inverno. Mas seu uso não é nenhuma novidade: a história dessa estampa já atravessa os séculos.

Apesar do nome francês, a origem desse padrão é na Escócia, onde inicialmente era usado apenas em tecidos de lã. Sua criação, embora date aproximadamente de 1880, é um tanto misteriosa. Isso porque, antigamente, grupos que tinham um mesmo ancestral em comum eram chamados de clãs e usavam estampas de padrões específicos para representar de onde eram. É daí que surgiram os kilts de tartã (um tecido de lã xadrez), cada um com sua estampa. Mas a Pied de Poule nunca foi atribuída a um clã específico.

A teoria é que ela tenha sido usada principalmente por pastores e por homens que não eram de nenhum clã, ou pelo menos não podiam provar que eram. Quem usasse a estampa de um clã do qual não pertencesse poderia ser morto, então realmente não era uma boa ideia escolher qualquer uma de maneira aleatória.

Mais tarde, a estampa Pied de Poule passou a ser usada com mais frequência por outras pessoas, inclusive em outros países. Por onde passava, ela ganhava uma nova roupagem, seja em cores diferentes ou padrões ligeiramente distintos. De qualquer forma, ela geralmente era usada pela elite: na Nova Zelândia foi usada por uma condessa, no País de Gales pelo príncipe Edward VIII. Mais tarde, em 1938, quando foi para a França, a estampa se tornou um novo padrão da moda em preto e branco.

Depois de toda essa história, ela seguiu fazendo sucesso entre homens e mulheres, consolidada pelas marcas Coco Chanel e Dior, chegando ao ano de 2018 ainda mais poderosa!

Como usar a Pied de Poule

Há muitas maneiras de inserir a estampa Pied de Poule no look. Apesar de ela poder ser apresentada em outras cores, o uso mais comum é mesmo em preto e branco — o que é ótimo, já que assim a estampa combina com mais peças.

Quem quiser usá-la em saias ou calças deve complementar a roupa com uma peça mais neutra na parte de cima. Camisetas e blusas pretas são excelentes opções, mas podem ser de outras cores também — o importante é não poluir o visual, uma vez que a estampa chama muito a atenção.

O mais comum, porém, é usar a Pied de Poule em peças de frio. Casacos e sobretudos são os favoritos, combinando com jeans, saias e vestidos. Trata-se de uma estampa elegante, sendo uma boa pedida para looks formais, com meia calça escura e salto alto. Mas quem preferir usá-la casualmente também pode! Nesse caso, camisetas ou casaquinhos mais leves com a estampa são preferíveis, principalmente se combinadas com uma calça jeans.

Imagem Destaque: Twoellis / iStock / Getty Images Plus

Imagem 1: Olga Poza Martin / iStock / Getty Images Plus

Imagem 2: melissabrock / iStock / Getty Images Plus