Na maior corrida

Correr é uma das atividades físicas mais completas para o organismo: ajuda na queima de calorias, no aumento da massa muscular e ainda traz benefícios cardiológicos e respiratórios. Mas sua prática requer cuidados, como alimentação e hidratação adequadas, e o uso de tênis e roupas apropriados.

Praticada já pelos ingleses no século 18 e disseminada no mundo todo nos anos 70 a partir de estudos do médico Kenneth Cooper (sobrenome que virou sinônimo da prática sem fins de competição), a corrida de rua é acessível a todos, exatamente por não necessitar de ginásios e quadras específicos para realizá-la.
Ruas, parques e áreas livres são ideais para quem gosta de correr a céu aberto.

No corpo

Antes de começar e durante sua execução, deve-se levar em conta itens que garantem o bem-estar e protegem seu corpo.Entre eles, escolher o tênis específico para a atividade, para inibir possíveis riscos físicos. Roupas leves para que sua pele respire também sã necessárias para os dias mais quentes.

Na prática

Antes de começar e depois do treino, alongue-se. Para que a prática seja eficiente, outro conselho é não exagerar:  Conheça seus limites e conscientize-se de que o importante é se exercitar. Caso prefira correr ao ar livre, evite ruas em que haja trânsito intenso, por causa da fumaça dos carros. Não fique parado no farol vermelho. Continue saltando no mesmo lugar para não diminuir a frequência cardíaca;

No prato

Anote: Não coma muito antes de começar a correr e beba bastante água, principalmente durante e após a atividade. Evitar gorduras e açúcares em excesso. Cuidado com molhos picantes e abusar do consumo de frutas. Legumes e verduras no cardápio diário também são fundamentais para manter o corpo em forma;

Então, está preparado para começar a atividade? Se ainda tem dúvida, fica a informação: uma hora de corrida intercalada com caminhada pode garantir a perda de 500 calorias. Mas antes, passe no seu médico para conferir se não há impedimento.