Há benefícios no suor?

O suor purifica o corpo
Toxinas se espalham por todo nosso corpo, isso acontece através do que comemos, do que bebemos e também através do contato com o ar. Essas toxinas podem bloquear os poros, causando as indesejáveis espinhas e manchas na pele. Para se livrar das impurezas, ao invés de tomar litros de sucos detox, basta suar! Não se prenda apenas ao xixi, muitos elementos tóxicos no corpo são eliminados através do suor.

Os homens suam menos que as mulheres
A grande maioria das pessoas acredita que os homens transpiram mais do que as mulheres, mas talvez não seja bem assim. As diferenças entre a transpiração masculina e feminina podem não ter a ver com o sexo, e sim com o tamanho do corpo, de acordo com um estudo da revista científica Experimental Physiology. Isso explica porque as pessoas mais altas costumam suar mais em climas quentes ou durante os exercícios.

Imagem

Há dois tipos de transpiração
Você sabia que existem dois tipos distintos de glândulas sudoríparas no corpo?
O tipo de glândula mais presente no nosso corpo é aquela que secreta suor para regular a temperatura corporal. Por exemplo, nas palmas das mãos, temos mais de 300 glândulas para cada 2.5 centímetros de pele. Esse tipo de suor é composto por 99% de água. Os outros 1% têm, entre outras coisas, vitamina C, ureia, ácido úrico e amônia.
O outro tipo de glândula só pode ser encontrado em algumas poucas partes do corpo, como o rosto, axilas e virilha. Essas só começam a secretar suor após a puberdade e não têm nada (ou quase nada) a ver com a regulagem da temperatura corporal. Por outro lado, acredita-se que sua função é atrair o sexo oposto através do odor.

Por que o suor de algumas pessoas é salgado?
Se o seu suor queima os seus olhos, tem sabor salgado ou deixa manchas brancas na sua pele, é bem possível que ele seja salgado.
Caso você note uma substância parecida com o sal em suas roupas após suar, procure um médico e converse com ele. Pode se tratar de algum desequilíbrio. Da mesma forma, caso você tenha alguma dúvida, converse com um profissional de saúde.
Agora você já sabe, antes de reclamar da sua transpiração, lembre-se que seu corpo está trabalhando para que você seja mais saudável.