Como lacear um sapato que ficou apertado

Sapatos apertados

Quem nunca ficou louca por um par de sapatos, aquele tipo de amor a primeira vista, mas o último par da loja era justamente um número a menos do que de seu pé. A diferença não era tanta e por isso levou para casa na esperança de que ele lassearia com o tempo, mas isso não aconteceu.

Esse é o típico final de romance: uma tragédia. Bom, talvez não. Existem algumas técnicas caseiras que podem ajudar a salvar esta relação amorosa entre seu pé e seu sapato.

Sapatos apertados

  • Com hidratante

Espalhe bastante hidratante nos pés, calce os sapatos e caminhe pela casa. Se quiser sair com o calçado, leve um pouco de hidratante com você, já que ao longo do dia o creme secará e o sapato apertará novamente. Leva em média dois ou três dias para o sapato ceder totalmente e pegar o formato dos pés.

  • Com secador

Calce o calçado apertado (se possível com uma meia bem grossa) e esquente com um secador. Fique com o sapato por 30 minutos e, se achar necessário, aqueça-o outras vezes. O calor ajuda a dilatar o couro. Depois disso, pode tirar a meia e calçá-lo novamente. Ele irá retrair, porém pegará o formato do seu pé. Indicado para sapatos de couro ou camurça, deve ser usado com cautela em sapatos de couro sintético.

  • Com Jornal

Umedeça o jornal com álcool e coloque dentro do sapato apertando bem para dentro. Quando o álcool evaporar totalmente o jornal se expandirá e irá lassear o calçado. Lembre-se que, dependendo da cor do forro do sapato, este método pode manchar-lo. Pode ser usado em qualquer material, mas é preciso cuidado com a camurça.

  • Com gelo

Encha um saquinho com água e amarre bem. Coloque este saquinho cheio de água dentro do sapato, observando se o saquinho ocupou todo o espaço interno do calçado. Leve o sapato com o saquinho de água para o congelador e deixe por pelo menos 24 horas. A água quando congelada expande e força alargando o couro. Para retirar o saquinho do sapato tome o cuidado em não deixar cair água ou derreter totalmente o gelo para não estragar a parte interna do calçado. Indicado apenas para couro e couro sintético. Na camurça pode manchar.